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A importância da água

A água é essencial para a saúde e o bem-estar, além de trazer diversos benefícios e manter o corpo hidratado.
Hidratar diariamente o corpo com a água contribui para a desintoxicação do organismo.
É a água que carrega as toxinas acumuladas no organismo para fora do corpo, pela urina e pelo suor. Ou seja, quanto mais água, mais toxinas são eliminadas.
A água ajuda na renovação celular e a diminuir a descamação da pele seca. Além disso, é um dos elementos fundamentais para retardar os efeitos causados pela idade.

Mitos e verdades:

- Água gelada ajuda a emagrecer. Verdade!
A explicação é simples: para igualar a água à temperatura do corpo (cerca de 36°), o organismo precisa fazer mais esforço e assim, gasta mais energia."Esse processo, chamado termogênese, gera aumento de consumo de energia, ajudando assim a promover a queima calórica", explica a nutricionista Natália Dourado.

- Beber água durante a refeição atrapalha digestão. Mito!
Beber água antes e durante as refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, auxilia no processo de digestão. Uma dica é beber água, de preferência gelada, meia hora antes das principais refeições.
Um estudo comprova que o líquido libera um hormônio relacionado à saciedade, ou seja, menos compulsão na hora de comer.

- Água com gás engorda igual refrigerante. Mito!
Embora os dois líquidos contenham gás carbônico, a diferença está no açúcar dos refrigerantes. O que engorda, portanto, não é o gás, e sim as calorias do açúcar da bebida.

- Água mineral estraga? Verdade!
Se a garrafa estiver mal fechada, o líquido pode entrar em contato com bactérias existentes no ar e ser contaminada. Também pode acontecer problemas mesmo com a água fechada. Temperaturas acima de 35°C aumentam a possibilidade de que as bactérias naturais da água multipliquem, alteram o cheiro e sabor do líquido.
Uma garrafa de vidro tem validade maior que uma de plástico, pois ela consegue isolar por mais tempo o líquido do contato com o ar ambiente.

Quanto beber? Em média, precisamos de cerca de dois litros de água por dia, o que corresponderia a oito copos, para fazer o organismo trabalhar bem, mas, pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com o peso, idade e rotina. Para avaliar se o corpo está ou não recebendo água suficiente, a dica é observar a cor da urina - se ela estiver muito amarelada e escura, por exemplo, pode ser que o corpo precise de mais água.
Os benefícios da água não param por ai. Melhora a circulação, ajudando contra inchaços; age contra o envelhecimento; auxilia no funcionamento dos rins e fígado; regula a temperatura cerebral e é poderosa arma contra a celulite.
E você, já tomou água hoje?

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